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Coleção Digital
Título: DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO Autor: RUBEN PEREZ BUENDIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RALPH INGS BANNELL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24420
Catalogação: 09/04/2015 Idioma(s): ESPANHOL - MEXICO
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420
Resumo:
Título: DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE FORMAR LEITORES E CIDADÃOS?: OS DISCURSOS DE LEITURA E CIDADANIA NOS DOCUMENTOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NO MÉXICO Autor: RUBEN PEREZ BUENDIA
Nº do Conteudo: 24420
Catalogação: 09/04/2015 Idioma(s): ESPANHOL - MEXICO
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24420@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24420
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo indagar sobre as concepções de leitura
e de cidadania que estão por trás dos discursos da política pública de leitura no
México, particularmente no Programa Nacional de Leitura para a Educação
Básica (PNL) entre os anos de 2002 e de 2012. A metodologia consistiu na análise
dos documentos oficias da política pública articulada a uma discussão teórico filosófica
em torno dos conceitos de cidadania e de leitura. A partir da critica
marxista ao conceito de cidadania foi possível entender que a escola participa,
com programas compensatórios como o PNL, na formação de cidadãos alinhados
aos princípios de um Estado liberal democrático, ao mesmo tempo em que abre
brechas, através da formação de leitores críticos e autônomos, para à emancipação
humana.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |