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Coleção Digital

Avançada


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Título: BIG DATA APLICADO À INDÚSTRIA DE MÍDIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME DE MELLO E SILVA
LUCAS HERDY AFONSO ALVES DE LIMA

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Número do Conteúdo: 24417
Catalogação:  09/04/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24417@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24417

Resumo:
Com o aumento exponencial no volume de dados gerados no mundo, grande parte devido à internet, as empresas procuram cada vez mais novas formas de extrair inteligência dessas informações. O conceito de Big Data ganha espaço como solução à interpretação e armazenamento desse grande volume e variedade de dados, auxiliando as empresas na tomada de decisão e processos de inovação no mercado em que atuam. Este trabalho tem como objetivo descrever o contexto atual do Big Data e sua importância em uma das indústrias mais dinâmicas do cenário atual: a indústria de Mídia e Entretenimento. Para isso, estudou-se o plano de fundo da indústria pela perspectiva de TV por assinatura, relacionando-o com as tendências atuais no consumo de vídeos nos Estados Unidos e Brasil. Através de análise de estudos de caso e entrevista, foi possível entender o impacto do Big Data nos processos de inovação e tomada de decisão das empresas como forma de se manter relevantes. Escolheu-se uma grande empresa brasileira do setor de mídia para análise de suas primeiras iniciativas de Big Data, mais especificamente uma programadora de TV por assinatura. Estudou-se o projeto de implementação em um de seus produtos, outras possibilidades de aplicação no cenário de mídia e próximos passos na estratégia da organização. Com o intuito de auxiliar outras empresas no procedimento ainda pouco maduro de aplicação do Big Data, explorou-se uma metodologia de validação de algoritmos para plataformas de internet, podendo ser usada nos mais variados setores e processos de inovação.

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