INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PLANEJAMENTO, PREVISÃO E REABASTECIMENTO COLABORATIVO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROBERTO LUIS HOLLMANN

Colaborador(es):  LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO - Orientador
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Coorientador
Número do Conteúdo: 24408
Catalogação:  08/04/2015 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24408@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24408@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24408

Resumo:
Colaboração na cadeia de suprimentos (SCC) é um tema que tem sido amplamente discutido na literatura e é aceito que a criação de uma cadeia de suprimentos sincronizada leva ao aumento da capacidade de resposta e a menores custos de estoque. O Planejamento, Previsão e Reabastecimento Colaborativo (CPFR) é considerado por muitos autores como a mais avançada e abrangente iniciativa em SCC. Apesar do crescente número de publicações sobre CPFR, a literatura acadêmica revela a ausência de uma pesquisa que sintetize o estado da arte sobre CPFR. Desta forma, esta dissertação tem como objetivo, por meio da revisão sistemática da literatura, reunir e integrar o conhecimento sobre CPFR como um processo de negócio e como uma prática de gestão. Foram analisados 629 resumos e 47 artigos foram selecionados para a revisão e classificação. A dissertação analisa os modelos de CPFR, apresenta os principais facilitadores e barreiras para a implementação do CPFR e as diferenças entre CPFR e outras iniciativas de SCC e seus impactos no desempenho da cadeia de suprimentos (SC). Um modelo conceitual (framework) é proposto para guiar e organizar a revisão da literatura. A estrutura do framework abrange todos os elementos constitutivos necessários para descrever os elementos individuais do CPFR (contexto, insumos, estrutura e processos e resultados), suas relações e o impacto sobre o desempenho da empresa. O framework também mostra o papel funcional vertical do CPFR em construir uma ponte entre os negócios e planos estratégicos corporativos dos membros da SC com as operações conjuntas na SC. Apesar de existirem vários modelos para o CPFR, não há um consenso sobre as diferentes configurações para o CPFR. Estas diferenças são atribuídas ao estágio de desenvolvimento em modelos de maturidade, a diferentes contextos e estratégias de implementação, de acordo com a pesquisa da contingência em gestão de operações, e a singularidade dos recursos e dependências entre as empresas na cadeia de suprimentos, conforme a visão baseada em recursos e a visão baseada na dependência. A responsividade aparece como o principal objetivo na implementação do CPFR e o custobenefício do CPFR deve ser comparado com os de outras iniciativas de SCC para a escolha da mais adequada à cadeia de suprimentos. Apenas três estudos confirmatórios relatam o impacto do CPFR na cadeia de suprimentos. Esta dissertação contribui para uma melhor compreensão do tema e fornece indicações para futuras pesquisas e práticas em CPFR e SCC.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui