$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA DINÂMICA LONGITUDINAL DE UM VEÍCULO ELÉTRICO DE COMPETIÇÃO TIPO FÓRMULA E
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO OLIVEIRA GONCALVES

Colaborador(es):  MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 24366
Catalogação:  31/03/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24366@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24366

Resumo:
As competições automobilísticas estão cada vez mais acirradas e isso se deve ao investimento que as equipes dedicam nos estudos dos seus modelos com intuito de buscar o melhor rendimento possível. Tais estudos ocorrem dentro de laboratórios e com modelos em pequenas escalas ou até mesmo virtuais, por isso a modelagem desses veículos e a simulação são de extrema importância para o sucesso desse segmento e das equipes/montadoras. Esse trabalho consiste na modelagem e simulação de veículos utilizando motores elétricos aplicados aos modelos automotivos de corrida da Formula E onde o objetivo foi estudar o comportamento da velocidade e prever a desempenho do veículo em um movimento retilíneo. Para as simulações foi procurado utilizar o máximo possível dos componentes reais, porém em alguns foi preciso utilizar modelos gerais, uma vez que tais informações são sigilosas e não são divulgadas com facilidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui