INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: TAMPONAMENTO DE POÇOS DE PETRÓLEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PAULA REGINA OLIVEIRA DO NASCIMENTO

Colaborador(es):  PAULO ROBERTO DE SOUZA MENDES - Orientador
Número do Conteúdo: 24343
Catalogação:  26/03/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24343@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24343@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24343

Resumo:
O processo de tamponamento de poços é muito comum na indústria do petróleo e praticado por diversos motivos, como abandono ou recompletação. Neste processo, um tampão de cimento é posicionado sobre o fluido de perfuração para vedar e abandonar o pouco. A densidade da pasta de cimento é tipicamente maior que aquela do fluido de perfuração, de modo que a pasta de cimento tende a afundar no fluido de perfuração. Esta situação é altamente instável devido a ação das forças gravitacionais (diferença de densidades). O objetivo do presente estudo é determinar a janela de operação no espaço de parâmetros governantes onde a velocidade de inversão é suficientemente baixa para assegurar o sucesso da operação de tamponamento durante a cura do cimento. Se o deslocamento ocorre em excesso, uma contaminação entre os fluidos irá resultar em uma operação sem êxito. A eficiência e segurançaa do processo de substituição de fluidos estão relacionadas com a contaminação entre os fluidos. Uma investigação experimental do deslocamento de um fluido mais denso acima de um menos denso no interior de um tubo vertical foi realizada. Na primeira etapa do experimento, tampão de água (fluido mais denso e menos viscoso) foi posicionado acima do óleo mineral Lubrax GL-05 e uma câmera digital foi usada para capturar imagens da interface durante o fluxo. Na segunda etapa do experimento, um tampão composto por uma solução aquosa com 45 por cento de etanol (fluido mais denso e menos viscoso) é posicionada acima do óleo de soja e uma câmera digital foi usada para filmar a interface durante o escoamento. Em ambos os casos, espera-se que o fluido mais denso se desloque para o fundo do tubo. Os parâmetros a serem investigados são a razão de densidades, a razão entre a altura da coluna do fluido mais pesado e o diâmetro do poço, e as propriedades reológicas dos dois fluidos. Os resultados são apresentados através de parâmetros adimensionais, a fim de melhorar a compreensão do problema.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui