INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESIGN SEM FRONTEIRAS: EM BUSCA DE MEIOS PARA AGIR FRENTE A DESASTRES NATURAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIEL ESTEVES DE OLIVEIRA LEITAO

Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
Número do Conteúdo: 24320
Catalogação:  23/03/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24320@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24320@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24320

Resumo:
Este estudo investiga o papel do design frente a desastres naturais e parte do princípio que o design deve se ocupar de problemas complexos. Seus principais interlocutores foram Jorge Frascara - autor do livro Diseño Grafico para la gente, que defende que o fruto da atuação do design deve ser a transformação de realidades existentes em outras mais desejáveis –, Ulrich Beck – que, em seu livro Risk Society, apresenta a globalização dos riscos na sociedade contemporânea – e Adam Smith, que discorre sobre a importância da empatia nas relações humanas em obra intitulada A teoria dos sentimentos morais. Esta dissertação traz um panorama sobre desastres naturais e seus impactos sobre populações vulneráveis. Relata, também, estudo de caso realizado em lugares atingidos por catástrofes, como Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro e em Santiago de Cuba. Ao final, identifica as principais ações que precisam ser desenvolvidas antes, durante e depois fenômenos naturais de grandes proporções, apresenta meios pelos quais o design pode agir afim de minimizar os efeitos dos desastres e conclui que a sua atuação frente a esses eventos pode ser literalmente vital. Este trabalho teve como inspiração os Médicos sem Fronteiras – organização humanitária internacional comprometida com a prestação de socorro a populações em perigo e vítimas de catástrofes e conflitos, estando entre seus desdobramentos, a realização de workshops internacionais de design com foco em problemas complexos para voluntários em parceria com organizações como a Yunus Social Business e a própria MSF.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui