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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DIMENSÕES POLÍTICAS DO MELODRAMA NO CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO: PRINCÍPIOS, VALORES COMUNITÁRIOS E MERCADO EM FILMES DE ADOLFO ARISTARAIN E JUAN JOSÉ CAMPANELLA Autor: GUILHERME MUNIZ SAFADI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
MIGUEL PEREIRA IN MEMORIAM (MIGUEL SERPA PEREIRA) - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24295
Catalogação: 18/03/2015 Liberação: 20/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24295&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24295&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24295
Resumo:
Título: DIMENSÕES POLÍTICAS DO MELODRAMA NO CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO: PRINCÍPIOS, VALORES COMUNITÁRIOS E MERCADO EM FILMES DE ADOLFO ARISTARAIN E JUAN JOSÉ CAMPANELLA Autor: GUILHERME MUNIZ SAFADI
MIGUEL PEREIRA IN MEMORIAM (MIGUEL SERPA PEREIRA) - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24295
Catalogação: 18/03/2015 Liberação: 20/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24295&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24295&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24295
Resumo:
Este trabalho se dedica a investigar formas de tratamento do político presentes em algumas narrativas cinematográficas de corte melodramático, realizadas na Argentina nos anos iniciais deste século. A articulação de polarizações morais e de forte apelo emotivo, característicos do melodrama, com referências a marcos da política nacional, mostrou-se persistente no cinema argentino naqueles anos, quando a produção cinematográfica do país vivia um novo impulso. Lugares Comuns, de Adolfo Aristarain e O Clube da Lua, de Juan José Campanella, são alguns filmes representativos dessa persistência e constituem o foco central deste trabalho. Em primeiro lugar, sustentamos a forte presença de mensagens políticas que se opõe a uma ampliação do papel do mercado na sociedade, a partir da adesão a valores e princípios comunitários. Em segundo lugar, observamos um radical fechamento do espaço para ação política. Assim, através do modo melodramático, tais narrativas articulam uma moral associada a princípios políticos na escala reduzida das relações locais e familiares.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |