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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO GEOMARKETING PARA O PROCESSO DECISÓRIO DE LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE VAREJO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE VESTUÁRIO FEMININO Autor: MAURICIO SEQUEIRA CORUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24287
Catalogação: 17/03/2015 Liberação: 18/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24287&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24287&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24287
Resumo:
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO GEOMARKETING PARA O PROCESSO DECISÓRIO DE LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE VAREJO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE VESTUÁRIO FEMININO Autor: MAURICIO SEQUEIRA CORUJO
Nº do Conteudo: 24287
Catalogação: 17/03/2015 Liberação: 18/03/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24287&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24287&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24287
Resumo:
A atividade varejista no Brasil, ao longo dos últimos anos, assumiu
importante destaque no ambiente empresarial. Devido à consolidação acelerada
que caracterizam as atividades varejistas brasileiras, uma grande quantidade de
empresas deste segmento aparece como as maiores do País. A partir da expansão
destas empresas, a adoção de avançadas tecnologias de informação e de gestão se
faz necessária, contribuindo para a modernização e expansão da economia
brasileira. Diante deste contexto, e visando melhores alternativas nas tomadas de
decisões, muitos varejistas utilizam informações geográficas. Dentre elas, o
geomarketing, para auxiliar no processo de expansão e minimizar a possibilidade
de erros. Ainda que muitas empresas não utilizem a tecnologia e suas ferramentas
computacionais, os responsáveis pela tomada de decisão possuem uma
representação mental da distribuição geográfica de seus clientes e mercados. Estas
informações utilizadas no processo decisório estão diretamente ligadas ao fator
geográfico. O presente trabalho procura, a partir de um estudo de caso em uma
empresa varejista de vestuário feminino, verificar a aplicação do geomarketing e
sua utilização na expansão do negócio. Por meio de pesquisa qualitativa, por meio
de estudo de caso, observou-se o apoio que esta ferramenta de informações
geográficas fornece para a análise e a tomada de decisão visando à instalação de
novos pontos comerciais. Os resultados mostram que a utilização do
geomarketing contribui e auxilia os gestores no processo de tomada de decisão de
localização de novos pontos comerciais. Os resultados também revelam
dificuldades de obtenção de dados geográficos atualizados do território brasileiro.
Ainda assim, a introdução de técnicas de análise utilizando a combinação de
geografia e marketing possibilita um ganho para as empresas varejistas ao reduzir
os riscos de erro na escolha de novos pontos comerciais.