INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS: A LINGUAGEM POLÍTICA REPUBLICANA NA CAMPANHA CIVILISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ERICA SANTOS SZABO

Colaborador(es):  MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - Orientador
Catalogação:  12/03/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24269@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24269@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24269

Resumo:
O presente trabalho analisa a linguagem política republicana através de textos produzidos por Hermes da Fonseca, Rui Barbosa e seus correligionários no contexto da Campanha Civilista. Ao contrário da historiografia mais tradicional, buscaremos mostrar como os dois candidatos tinham ideias mais convergentes do que divergentes a respeito da república brasileira, apesar de suas formações profissionais distintas. Tal proximidade entre as ideias se deve ao fato de ambos participarem de uma mesma comunidade linguística (no sentido empregado por Pocock), onde tanto a política republicana como a nação vinham apresentadas de maneira bastante semelhantes. Foram as distintas inserções e as alianças que cada um estabeleceu com os grupos políticos regionais, então em embate, que continuaram sendo as principais responsáveis pela demarcação das suas diferenças durante a disputa presidencial.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui