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Coleção Digital
Título: SISTEMAS DE LAJE MISTA PARA EDIFICAÇÕES COM USO DE PERFIS DE CHAPA METÁLICA Autor: TADEU HIROAKI TAKEY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - ORIENTADOR
PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2421
Catalogação: 11/03/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2421
Resumo:
Título: SISTEMAS DE LAJE MISTA PARA EDIFICAÇÕES COM USO DE PERFIS DE CHAPA METÁLICA Autor: TADEU HIROAKI TAKEY
PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2421
Catalogação: 11/03/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2421@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2421
Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo de um novo sistema de
laje mista com o uso de perfis metálicos de chapa dobrada e
isopor seqüencialmente dispostos lado a lado e preenchidos
com concreto de armado. A principal motivação para este
estudo foi o desenvolvimento de um eficiente sistema de
laje fácil e rápida de ser construído, e que
fosse econômica. O sistema de laje desenvolvido maximiza o
espaço livre útil da construção, eliminando a necessidade
de formas e escoras tendo assim como conseqüência direta a
minimização das perdas construtivas. Os resultados obtidos
indicaram que os custos do novo sistema de laje são
equivalentes aos outros métodos de construção de lajes, mas
que outras características como o tempo e as perdas
economizadas na fase construtiva viabilizam a utilização do
novo sistema.O trabalho foi consta de três fases
principais: primeiramente uma otimização do estudo dos
perfis de chapa dobrada foi conduzida analisando as suas
características estáticas e dinâmicas para o sistema de
laje. Variáveis como peso, altura, espessura,tensão de
escoamento, vão máximo, carga suportada por vão e por
espessura da chapa metálica, momento máximo, capacidade de
carga, minimização dos custos de fabricação e
possibilidades de uso de vãos múltiplos foram validados.
Quando a seção do perfil metálico estava definida e
otimizada, foi estabelecido um estudo com uma série de 5
(cinco) testes em escala real. O propósito principal dos
testes foi obter os estados limites último da seção do
perfil adotado associado ao sistema de laje para validação
do sistema estrutural. Os testes avaliaram a real
aderência entre concreto e perfil metálico e sua influência
no estado limite último de flexão, cisalhamento e
deslizamento. Outra solução além da aderência química
natural do concreto com o perfil metálico envolveram o uso
de parafusos auto atarrachantes como conectores de
cisalhamento. A fase final compreendeu a comparação dos
resultados experimentais com as normas de aço para
averiguar a validade dos resultados do sistema de laje
mista.