$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ALGORITMOS GENÉTICOS E OPÇÕES REAIS NA ESCOLHA DA SEQUÊNCIA ÓTIMA DE PERFURAÇÕES DE POÇOS EXPLORATÓRIOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIGI DE MAGALHAES DETOMI CALVETTE

Colaborador(es):  MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - Orientador
Número do Conteúdo: 24204
Catalogação:  04/03/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24204@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24204@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24204

Resumo:
A exploração e desenvolvimento de um campo de petróleo é permeada de incertezas de diferentes naturezas. A incerteza mais básica que o gestor de um portfolio exploratório enfrenta é aquela relativa à existência (ou não) de petróleo em determinado prospecto. Tipicamente, incertezas técnicas tendem a ser reduzidas com investimentos em aquisição de informação, que são exercícios de opções de aprendizagem. Decorrente da estrutura de correlações presentes nos prospectos de um portfolio exploratório, o resultado da perfuração de um poço pioneiro potencialmente irá revelar informações adicionais sobre a probabilidade de existência (ou não) de petróleo em outros prospectos deste mesmo portfolio. Cada poço a ser perfurado pode ser entendido como uma opção de aprendizagem a ser exercida (ou não) a depender da sua probabilidade de sucesso. Neste contexto, um dos fatores determinantes na otimização da campanha exploratória é a escolha da sequência ideal de perfuração de poços. Tal escolha é mais complexa, quão maior for a quantidade e diversidade de prospectos no portfolio. Diante dessa realidade, este trabalho propõe uma modelagem que busca, através de Algoritmos Genéticos, otimizar a sequência de perfurações dos poços e, portanto, o valor do portfolio. O modelo proposto considera as interdependências e as especificidades de cada prospecto e usa como função objetivo, a ser maximizada, o valor presente do líquido (VPL). Opções e aprendizagem são os aspectos-chave por trás do modelo de otimização. O modelo foi avaliado em dez diferentes portfolios exploratórios e, em todos os casos, foi capaz de propor pelo menos uma sequência que apresentasse expressivos ganhos de VPL em relação ao caso-base.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui