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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PROGRAMAÇÃO GENÉTICA MACIÇAMENTE PARALELA EM GPUS Autor: CLEOMAR PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - ORIENTADOR
DOUGLAS MOTA DIAS - COORIENTADOR
CRISTIANA BENTES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24129
Catalogação: 25/02/2015 Liberação: 25/02/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24129&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24129&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24129
Resumo:
Título: PROGRAMAÇÃO GENÉTICA MACIÇAMENTE PARALELA EM GPUS Autor: CLEOMAR PEREIRA DA SILVA
DOUGLAS MOTA DIAS - COORIENTADOR
CRISTIANA BENTES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24129
Catalogação: 25/02/2015 Liberação: 25/02/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24129&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24129&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24129
Resumo:
A Programação Genética permite que computadores resolvam problemas
automaticamente, sem que eles tenham sido programados para tal. Utilizando
a inspiração no princípio da seleção natural de Darwin, uma população
de programas, ou indivíduos, é mantida, modificada baseada em variação
genética, e avaliada de acordo com uma função de aptidão (fitness). A
programação genética tem sido usada com sucesso por uma série de aplicações
como projeto automático, reconhecimento de padrões, controle robótico,
mineração de dados e análise de imagens. Porém, a avaliação da gigantesca
quantidade de indivíduos gerados requer excessiva quantidade de computação,
levando a um tempo de execução inviável para problemas grandes. Este
trabalho explora o alto poder computacional de unidades de processamento
gráfico, ou GPUs, para acelerar a programação genética e permitir a geração
automática de programas para grandes problemas. Propomos duas novas
metodologias para se explorar a GPU em programação genética: compilação em
linguagem intermediária e a criação de indivíduos em código de máquina. Estas
metodologias apresentam vantagens em relação às metodologias tradicionais
usadas na literatura. A utilização de linguagem intermediária reduz etapas de
compilação e trabalha com instruções que estão bem documentadas. A criação
de indivíduos em código de máquina não possui nenhuma etapa de compilação,
mas requer engenharia reversa das instruções que não estão documentadas
neste nível. Nossas metodologias são baseadas em programação genética
linear e inspiradas em computação quântica. O uso de computação quântica
permite uma convergência rápida, capacidade de busca global e inclusão da
história passada dos indivíduos. As metodologias propostas foram comparadas
com as metodologias existentes e apresentaram ganhos consideráveis de
desempenho. Foi observado um desempenho máximo de até 2,74 trilhões de
GPops (operações de programação genética por segundo) para o benchmark
Multiplexador de 20 bits e foi possível estender a programação genética para
problemas que apresentam bases de dados de até 7 milhões de amostras.