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Título: ESPIRITUALIDADE E SUBJETIVIDADE: A PROVOCAÇÃO DE MICHEL FOUCAULT E A TEOLOGIA EM TEMPOS PÓS-MODERNOS
Autor: IRENIO SILVEIRA CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CLARA LUCCHETTI BINGEMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24053
Catalogação:  11/02/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24053@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24053@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24053

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida é possível desenvolver uma compreensão teológica que tenha como pressuposto a abordagem sobre as técnicas de si empreendidas por Michel Foucault em sua última fase, principalmente em sua obra A hermenêutica do sujeito. Para isso, é feita uma articulação entre os temas da espiritualidade e da subjetividade, uma vez que os mesmos estão presentes no pensamento foucaultiano como possibilidades de acesso à verdade. Diante do quadro de crises em que se configura a pós-modernidade, Foucault apresenta provocações para a teologia no que diz respeito à pastoral e às relações que envolvem saber e poder. Sua crítica está voltada para as técnicas de subjetivação que visam exercer controle sobre o indivíduo, transformando-o em um sujeito obediente a uma autoridade que visa estabelecer um saber que deve ser acolhido como verdade. A espiritualidade cristã, que se constitui a partir da apropriação do pensamento greco-romano, é marcada por uma moral austera e conduz a uma prática de si que exige uma hermenêutica que leve em conta a interioridade do sujeito. Essa mesma espiritualidade enfrenta um divórcio com a teologia na modernidade, provocando o surgimento do sujeito fragmentado na contemporaneidade. A pesquisa também procura fazer uma aproximação com a teologia de Jurgen Moltmann, principalmente com respeito à ação pastoral, à teologia voltada para o diálogo inter-religioso e para a práxis que tenha por finalidade a libertação do ser humano de sua situação de opressão e de alienação.

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