$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ABORDAGEM MULTICRITÉRIO PARA AVALIAÇÃO DE MODELOS GERADORES DE CENÁRIOS APLICADOS AO PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO HIDROTÉRMICA DE MÉDIO PRAZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HUGO RIBEIRO BALDIOTI

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 24011
Catalogação:  04/02/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24011@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24011@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24011

Resumo:
A abordagem multicritério é empregada no contexto de avaliação de modelos geradores de cenários sintéticos, tendo como objetivo ordená-los em relação ao desempenho global do ponto de vista estocástico. Ao longo dos últimos anos, têm sido desenvolvidos modelos alternativos de geração de cenários para utilização no planejamento energético da operação hidrotérmica de médio prazo. Esses estudos são motivados pela necessidade contínua de se investigar melhorias na modelagem vigente. A proposta de desenvolvimento de um índice capaz de ordenar diversos modelos surgiu da falta de uma avaliação categórica das modelagens que vinham sendo propostas no decurso dos anos. Tendo isso em vista utilizou-se o Processo de Análise Hierárquica, ou em inglês AHP (Analytic Hierarchy Process), com o intuito de auxiliar a escolha do melhor processo gerador de cenários. Essa abordagem gera pesos para cada um dos atributos selecionados e, a partir desses valores, ponderam-se as alternativas. O problema é estruturado de forma hierárquica em quatro níveis, sendo, em ordem decrescente: objetivo, critérios, subcritérios e alternativas. Os subcritérios selecionados são agrupados em critérios que representam testes escolhidos para avaliar os modelos em julgamento (alternativas). O processo de geração de pesos foi feito através de consulta aos especialistas do setor elétrico (ONS, EPE, CEPEL, PSR, entre outros), buscando gerar os melhores resultados possíveis e expandir a aplicabilidade da modelagem. Com o objetivo de auxiliar o tomador de decisão, a abordagem proposta mostrou-se eficiente ao ordenar os modelos e indicar, através de análises de sensibilidade dos atributos, a volatilidade das alternativas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui