INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA SOLUÇÃO NÃO INTRUSIVA PARA VISUALIZAÇÃO DISTRIBUÍDA E COLABORAÇÃO EM UM VISUALIZADOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALEXANDRE VALDETARO PORTO

Colaborador(es):  ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador
Número do Conteúdo: 23953
Catalogação:  29/01/2015 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23953@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23953@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23953

Resumo:
Neste trabalho apresentamos o design e implementação de visualização distribuída e colaboração para um visualizador 3D imersivo. Começamos apresentando, em um alto nível de abstração, nosso design de um visualizador genérico. O design segue a abordagem MVC, isolando todos os objetos de negócios na camada de baixo da aplicação para torná-la modular e extensível, permitindo assim a mais fácil prototipagem de funcionalidades e isolamento de algoritmos complexos da lógica de negócios. Este design como solução surgiu da necessidade real de um visualizador de implementação monolítica, cuja manutenção e aprimoramento se encontravam com alta complexidade devido à mistura entre a lógica de aplicação e os diversos algoritmos de visualização e distribuição. Esperamos que nosso design possa ser reutilizado como inspiração para outros visualizadores que queiram reduzir a complexidade e o custo do desenvolvimento de novas funcionalidades de negócios. Sobre este design, então, apresentamos o design e implementação detalhados de um módulo que provê visualização distribuída e colaboração para o visualizador. Este módulo é não intrusivo porque não requer qualquer mudança na arquitetura da aplicação, e esta pode se tornar distribuída apenas pela inclusão do módulo. Este módulo serve como prova de conceito para o nosso design, por solucionar um problema clássico de distribuição e sincronismo em um visualizador de maneira transparente para a lógica de negócios. Ainda implementamos um visualizador exemplo com este design e nele conectamos o módulo proposto, onde verificamos ambos o sincronismo da visualização distribuída e a consistência da colaboração entre múltiplos nós, avaliamos também o impacto no desempenho causado pela visualização distribuída.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui