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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FRAGMENTOS URBANOS DA MODERNIDADE: A FOTOGRAFIA EM BUENOS AIRES E NO RIO DE JANEIRO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX Autor: VIVIANE DA SILVA ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23937
Catalogação: 28/01/2015 Liberação: 29/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23937&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23937&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23937
Resumo:
Título: FRAGMENTOS URBANOS DA MODERNIDADE: A FOTOGRAFIA EM BUENOS AIRES E NO RIO DE JANEIRO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX Autor: VIVIANE DA SILVA ARAUJO
Nº do Conteudo: 23937
Catalogação: 28/01/2015 Liberação: 29/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23937&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23937&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23937
Resumo:
As intensas transformações ocorridas nas cidades de Buenos Aires e do Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX foram temas para as lentes de diversos fotógrafos. Ainda que estes procurassem captar do modo mais fiel e exato possível as realidades observadas, suas produções sempre jogavam com a ambivalência entre registrar e interpretar. Com isso, criavam imagens que não só refletiam, mas elaboravam novas formas de imaginar, ver e sentir aquelas cidades que se alteravam rapidamente, frutos de um tempo que parecia cada vez mais veloz. O objetivo da presente tese é analisar as maneiras pelas quais a fotografia elaborou apreensões sobre essa mesma modernidade urbana que a criou, por meio de fragmentos que construíam uma espécie de álbum do desenvolvimento das cidades. Analisando o Rio de Janeiro e Buenos Aires comparativamente, busco compreender como a fotografia funcionava, ao mesmo tempo, como meio de eternizar o novo que surgia e o velho que desaparecia, comportando em si própria uma tensão temporal, ao lidar com permanências, rupturas e transformações tanto nos espaços físicos da urbe quanto nos costumes e formas de utilização desses espaços pelos citadinos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |