$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ENSINO DE HISTÓRIA NA FAZENDA PONTE ALTA: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCAS BARROS DE CASTRO

Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador
Número do Conteúdo: 23928
Catalogação:  27/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23928@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23928@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23928

Resumo:
O trabalho entrelaça historiografia, espaços não formais, cultura e ensino de história. A pesquisa busca compreender as práticas educativas desenvolvidas no roteiro guiado da Pousada Fazenda Ponte Alta (PFPA) e suas relações com o ensino de história nas escolas cariocas. Está estruturado em três capítulos, além da introdução e considerações finas. Após a introdução, o capítulo II aborda as diversas reescritas historiográficas desenvolvidas pela Escola dos Annales e pela Nova História Cultural, assim como aprofunda no sentido e relevância da chamada educação não formal. Termina com reflexões direcionadas as propostas didáticas observadas hoje no ensino de história. O terceiro capítulo realiza uma descrição da PFPA: história, arquitetura, características centrais, os atuais serviços e, principalmente, analisa as atividades e dinâmicas educativas realizadas no local. O quarto e último capítulo está centrado na análise dos dados construídos através da pesquisa, cujas estratégias metodológicas foram revisão bibliográfica, análise documental, observações e entrevistas. Nas considerações finais destaca-se que o espaço tem consolidado seu roteiro histórico como importante ferramenta e prática educativa. Acreditamos que a PFPA possibilita avanços no ensino de história ao promover a ampliação das fontes de pesquisa, de experiências e dinâmicas pedagógicas e, assim, contribui para o enriquecimento do ensino de história nas escolas do Rio de Janeiro, particularmente no Ensino Fundamental.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui