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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES ESCOLARES: ANÁLISE DE ELEMENTOS MODALIZADORES E AVALIATIVOS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: LEONARDO MIGUEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23917
Catalogação: 22/01/2015 Liberação: 22/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23917&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23917&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23917
Resumo:
Título: ARGUMENTAÇÃO EM REDAÇÕES ESCOLARES: ANÁLISE DE ELEMENTOS MODALIZADORES E AVALIATIVOS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL Autor: LEONARDO MIGUEL
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23917
Catalogação: 22/01/2015 Liberação: 22/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23917&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23917&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23917
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo observar a argumentação em redações escolares de alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro por meio do estudo de elementos lexicais com função modalizadora e de sequências textuais com valor de julgamento. A fundamentação teórica tomou por base pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994) visando à análise da modalidade (Halliday, 1994; Eggins, 2004; Thompson, 2004). A Teoria da Avaliatividade (Martin e White, 2005; Hunston e Thompson, 1999, Stubbs, 1996), especialmente o subsistema de Julgamento, foi utilizada para a investigação da avaliação que os autores assumem e expressam por meio do texto como mensagem. Conceitos das teorias da argumentação (Osakabe, 1999; Possenti, 2001) fundamentaram a observação dos elementos que influenciam a força argumentativa dos textos. A metodologia do trabalho alicerçou-se na pesquisa qualitativa. O corpus selecionado para análise é composto de redações de alunos do Ensino Médio, produzidas em aulas da disciplina Produção Textual. A análise dos textos foi desenvolvida em duas etapas complementares: a) descrição e observação dos elementos lexicogramaticais que auxiliavam as estratégias argumentativas pretendidas pelos alunos e; b) descrição, observação e interpretação das sequências e progressão argumentativas com base nos elementos de julgamento identificados nas redações. As considerações levantadas após a observação detalhada dos dados mostram que os textos selecionados apresentam estratégias argumentativas relacionadas aos elementos modalizadores e avaliativos, tais como a polarização e o uso de sequências textuais de julgamento. Os resultados da análise apontam também para uma variação na linearidade argumentativa dos textos e possibilitam a reflexão sobre as práticas pedagógicas no que diz respeito ao ensino de gêneros argumentativos no contexto escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |