$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: REUSO DE FREQUÊNCIA FRACIONÁRIO E AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS DE AGENDAMENTO EM FEMTO-CÉLULAS LTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO APOLINARIO CALZADA CORREA

Colaborador(es):  JOSE ROBERTO BOISSON DE MARCA - Orientador
Número do Conteúdo: 23911
Catalogação:  22/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23911@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23911@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23911

Resumo:
O desenvolvimento de ambientes femto-celulares traz um considerável aumento geral na capacidade de sistemas heterogêneos, porque a distância entre o transmissor e receptor é pequena em comparação ao clássico desenvolvimento macro-celular. Mas as aplicações e serviços que estão vindo, precisam de ainda mais capacidade. Na procura desse ganho na capacidade, se criam técnicas e procedimentos que trabalham principalmente na camada física e MAC. Entre elas temos o reuso de frequência unitário, o qual não se logra explodir toda a capacidade do sistema, por isso implementamos o reuso de frequência fracionário que encara diretamente os problemas de interferência co-layer (entre femto-estações) e cross-layer (entre macro e femto estações). Este reuso fracionário de frequência se da só a nível de femto-estações, deixando à macro-estação que utilize toda a banda de frequência atribuída para a macro-célula. Os claros resultados obtidos no nível do SINR, mostram as melhoras. Tomando como base a plataforma anterior de reuso fracionário, analisamos as estrategias de programação do recurso frente a uma aplicação de vídeo. As estrategias pesquisadas são classificadas em: aquelas que tomam em consideração a qualidade do canal e aquelas que além da qualidade do canal consideram dentro da sua métrica requerimentos QoS, em especial o retardo máximo. Estas ultimas são as mais adequadas quando se opera com aplicações de tempo real (vídeo conferência e VoIP). Para contemplar a faixa de funcionamento das melhoras obtidas, todos os cenários de simulação foram sometidos a três intensidades de trafego (leve, médio e pesado). Medidas feitas da vazão, retardo, perda de pacotes e níveis de justiça na repartição mostram os benefícios do efeito combinado do reuso fracionário como o algoritmo de programação utilizado. Com os resultados obtidos fazemos uma escolha do padrão de reuso mais adequado junto com o algoritmo que proporcionam o melhor rendimento, dependendo do cenário (familiares ou empresariais) e da aplicação a utilizar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui