XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE HABITUS IN THE CONSTRUCTION OF EDUCATIONAL QUALITY Autor: ALICE PEREIRA XAVIER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 23893
Catalogação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23893
Resumo:
Título: THE HABITUS IN THE CONSTRUCTION OF EDUCATIONAL QUALITY Autor: ALICE PEREIRA XAVIER
Nº do Conteudo: 23893
Catalogação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23893
Resumo:
This work appears in the context of the research developed in Group
Research in Sociology of Education - SOCED, especially the set of information
gathered about public and private schools recognized by the quality of education
in the city of Rio de Janeiro. The main theoretical and methodological framework
was based on the work of Pierre Bourdieu, especially focused on the concepts of
habitus and homology, and its developments in research on teaching quality,
school success and failure, supported in the concepts of cultural capital, linguistic
capital and symbolic capital, defined by the author. In this perspective, it mattered
characterize and understand the formation of habitus involved in academic skills,
focusing on pedagogical practices that sustain family and part of prestigious of
these schools. We set out to investigate how is constructing the rules, skills and
values that structure these habitus, under the guidance of questions such as: What
are the characteristics of successful educational practices in prestigious schools
and families? What we know about the relationships of students with school or
about their daily lives with the studies? The investigation in the public and private
sectors make possible to differentiate the reality of these schools, overcoming
perceptions held by some common sense about the pedagogical processes
experienced in these settings, as well as the families involved. The statistical
analysis of the survey applied in 2009 to parents students and teachers offered us
instigating clues to the continue of research in schools in the following years
(2010-2011), which happened through interviews with parents, students,
principals and coordinators and the observation of the spaces and school events.
The micro macro research perspective it made possible to typify habitus, featuring
different sets of rules and academic skills developed in different instances of
socialization, subsumed in the family and school contexts, which sustain the
quality of these recognized schools.