INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O HABITUS ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALICE PEREIRA XAVIER

Colaborador(es):  ZAIA BRANDAO - Orientador
Número do Conteúdo: 23893
Catalogação:  15/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23893@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23893

Resumo:
Este trabalho surge no contexto das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação – SOCED, especialmente do conjunto de informações reunidas sobre escolas públicas e privadas reconhecidas pela qualidade do ensino, na cidade do Rio de Janeiro. O principal aporte teórico e metodológico desta pesquisa foi baseado na obra de Pierre Bourdieu, especialmente voltada para os conceitos de habitus e homologia, e seus desdobramentos nas investigações sobre qualidade do ensino, sucesso e fracasso escolar, que encontram suporte nos conceitos de capital cultural, linguístico e simbólico, definidos pelo autor. Nesta perspectiva, importou-nos caracterizar e entender os processos de constituição dos habitus escolares, focalizando as práticas pedagógicas e familiares que sustentam parte do prestígio destas escolas. Propusemo-nos a investigar comose constroem as disposições, habilidades e valores, que estruturam o habitus escolar, sob a orientação de questões, tais como: Quais são as características das práticas educativas de sucesso nas escolas de prestígio e nas famílias? O que sabemos sobre as relações dos alunos com a escola ou sobre o seu cotidiano com os estudos? A investigação nos setores público e privado oportunizou diferenciar a realidade destas escolas, ultrapassando algumas percepções sustentadas pelo senso comum a respeito dos processos pedagógicos experimentados nestes contextos, bem como sobre as famílias atendidas nestas instituições. O levantamento estatístico e a análise do survey aplicado em 2009 a pais, alunos e professores nos ofereceram pistas instigantes para a sequência da investigação nas escolas nos anos seguintes (2010-2011), que aconteceu através de entrevistas com pais, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos e a partir da observação dos espaços e eventos escolares. Por meio da investigação em uma perspectiva macro micro, foi possível realizar uma tipificação dos habitus escolares, caracterizando diferentes conjuntos de disposições acadêmicas e habilidades estudantis, desenvolvidas em diferentes instâncias de socialização, subsumidas nos contextos familiares e escolares, que sustentam a qualidade de ensino reconhecida destas escolas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui