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Coleção Digital
Título: CONSTRUÇÕES DE ENTRE-LUGAR SOCIOCULTURAL DE PROFESSORES BRASILEIROS E INGLESES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO EM UMA ESCOLA INTERNACIONAL Autor: ALESSANDRA RENTE RIBEIRO GONCALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23888
Catalogação: 15/01/2015 Liberação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23888@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23888@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23888
Resumo:
Título: CONSTRUÇÕES DE ENTRE-LUGAR SOCIOCULTURAL DE PROFESSORES BRASILEIROS E INGLESES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO EM UMA ESCOLA INTERNACIONAL Autor: ALESSANDRA RENTE RIBEIRO GONCALVES
Nº do Conteudo: 23888
Catalogação: 15/01/2015 Liberação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23888@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23888@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23888
Resumo:
O objetivo do estudo consiste em analisar construções identitárias e posicionamentos de professores brasileiros e ingleses, de uma instituição escolar bilíngue do Rio de Janeiro, face ao processo de implementação de um novo currículo com uma proposta de educação internacional. O posicionamento teórico é de ordem sociocultural e interacional, articulando a perspectiva dos entre-lugares, do hibridismo e da transdiferença nos espaços interculturais, com a teoria do posicionamento, face e polidez, indexais, accounts e metáforas, na sinalização de construções de entre-lugar. A metodologia da pesquisa é de ordem qualitativa e interpretativa, com entrevista de pesquisa de natureza etnometodológica. O foco da análise baseia-se na configuração e reconfiguração de identidades de professor na ordem institucional; nas construções de identidades de ordem sociocultural; nos posicionamentos sobre o novo currículo internacional. Os resultados indicam como accounts sinalizam construções identitárias de brasileiros e ingleses nas relações entre professores e escola, o eu e o outro, e o internacionalismo no novo currículo. A metáfora é utilizada por ambos os grupos, em posicionamentos e construções identitárias, enquanto estratégia de construção de si e do outro. Nos posicionamentos sobre a internacionalização do novo currículo, os ingleses tendem a considerar o fortalecimento da cultura local, enquanto os brasileiros apontam para um olhar dividido, entre a cultura local e a abertura de horizontes com a internacionalização. A pesquisa busca contribuir para a discussão da construção de um terceiro lugar nas questões interculturais a partir da implementação de um novo currículo na escola internacional.