INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO: IMPLICAÇÕES, PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A PASTORAL A PARTIR DA RELATIVIZAÇÃO DO PECADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCOS VINICIO MIRANDA VIEIRA

Colaborador(es):  ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador
Número do Conteúdo: 23844
Catalogação:  06/01/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23844@1
Referência [it]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23844@7
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23844

Resumo:
A questão da relativização da compreensão do pecado e da necessidade de uma reflexão sobre algumas das razões profundas que levaram nossos contemporâneos a experimentar, uma dificuldade tão grande quando lhe falamos de pecado ou quando eles tentam tomar consciência da dimensão pessoal e comunitária do pecado em suas vidas. Mediante a esta realidade, marcada pelo individualismo, subjetivismo e hedonismo, é que destacamos um certo incômodo pastoral em torno do sacramento da reconciliação, constatando uma crise em torno da atual prática do sacramento. Daí, é que propomos ao longo de nossa tese um repensar do sacramento da reconciliação, apontando caminhos desafios para que essa renovação em torno do sacramento aconteça. Nosso estudo é baseado num enfoque que passa por uma reflexão teológica do sacramento da penitência, onde requer uma descoberta do seu profundo sentido ao longo da história do ser humano. Também uma abordagem teológico-pastoral, ressaltando o perdão e a misericórdia de Deus, valorizando a sua dimensão sócio-comunitária. Assim, apontamos a necessidade de uma reflexão teológica, configurando, o sacramento da reconciliação hoje, a partir do contexto atual da Igreja. O desafio se faz presente quando num primeiro momento contextualizamos o pecado frente ao mundo moderno em relação a própria antropologia do ser humano; no segundo momento a própria teologia do sacramento da reconciliação no seu contexto bíblico e eclesial e por fim o desafio de uma nova abordagem e repensar do sacramento da reconciliação em face ao ser humano no mundo moderno.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RIASSUNTO, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui