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Título: REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA INCLUSÃO EM DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DO PNLD
Autor: VANESSA LOGUE DIAS
MARIA EDILENE KOBOLT
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 23732
Catalogação:  03/12/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23732@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.23732

Resumo:
A partir da teoria sociocultural de Vygotsky (1984) e de estudos a respeito da inclusão na escola, procuramos identificar em duas coleções didáticas de língua estrangeira (a saber, inglês e espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático, se há atividades que conscientizam sobre as diferenças. Nos quatro livros da coleção de língua inglesa encontramos uma atividade que tratava das habilidades dos indivíduos com limitações físicas ou mentais e da inclusão destes nas práticas sociais. Já o material de espanhol não apresentou atividades sobre o tema. Entretanto, percebemos que há alguns momentos em que a inclusão poderia ser abordada. Considerando que as aulas de língua devem, também, formar cidadãos, concluímos que o tema da inclusão ainda precisa ser melhor explorado nos livros didáticos distribuídos nas escolas brasileiras.

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