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Título: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: A (NÃO) FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR E PRODUTOR DE TEXTOS-ENUNCIADO
Autor: JOSA COELHO DA SILVA IRIGOITE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 23728
Catalogação:  02/12/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23728@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.23728

Resumo:
Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de Dissertação cujo tema é a aula de Português, com foco em fatores que comprometem a formação dos alunos como leitores e produtores de textos-enunciado escritos em diferentes gêneros discursivos. O objetivo era identificar razões pelas quais as aulas de Português não acontecem no espaço escolar em estudo, em se tratando do ensino e da aprendizagem da leitura e da produção textual escrita. A tipificação da pesquisa constitui uma pesquisa-ação, com ancoragem etnográfica, cuja geração de dados partiu da inserção em uma escola estadual do município de São José/SC, nas aulas de Português de uma turma de primeiro ano do ensino médio. Tendo a aula de Português concebida como acontecimento (Geraldi, 2010) e como gênero discursivo (Matencio, 2001), conclui-se que essas aulas não aconteceram de fato por não haver engajamento por parte dos alunos.

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