$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: CONTROLE PASSIVO DE VIBRAÇÕES: PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E SIMULAÇÃO DO ABSORVEDOR DE VIBRAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUSTAVO BRATTSTROEM WAGNER

Colaborador(es):  RUBENS SAMPAIO FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 23664
Catalogação:  10/11/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23664@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23664

Resumo:
Este projeto de graduação tem como objetivo realizar um estudo sobre absorvedores de vibrações. Durante o projeto, análises teóricas e testes experimentais foram conduzidos para validar os resultados. Dessa forma, este projeto não apenas descreve o que é um absorvedor e suas propriedades como também desenvolve um procedimento de como projetá-lo e testá-lo. O projeto é dividido em duas grandes etapas. A primeira consiste no estudo do sistema primário onde o absorvedor desempenhará sua função. Nesta parte, é feita a construção, instrumentação, modelagem, testes experimentais e simulações da dinâmica do sistema primário. A construção teve como objetivo criar uma bancada que pudesse ser excitada por um determinado forçamento harmônico e consequentemente vibrasse de forma nítida. Na instrumentação, acelerômetros foram devidamente fixados na bancada, possibilitando a aquisição de dados para a análise. Através da observação da geometria da bancada, uma modelagem que cobre as características dinâmica foi feita. Com a união da modelagem e os dados experimentais coletados foi possível fazer a simulação do comportamento dinâmico, que foi comparada e validada com os resultados experimentais. Com os valores dos parâmetros do sistema primário estipulados e sabendo o seu comportamento dinâmico, iniciou-se a segunda etapa do projeto através da determinação do objetivo que o absorvedor deveria desempenhar. Assim, idealizou-se o absorvedor como um sistema secundário massa-mola. Foi definido como objetivo do projeto zerar o deslocamento de um determinado grau de liberdade em uma determinada frequência de excitação. A construção do absorvedor iniciou-se pelo cálculo teórico dos seus parâmetros, seguido de testes experimentais que demonstraram os valores reais das propriedades. A validação do projeto veio com um teste final após um absorvedor ter sido construído e acoplado ao sistema e seu desempenho observado. Concluiu-se que o absorvedor cumpriu seus objetivos de forma bastante satisfatória. Ao fim, uma proposta do desenvolvimento de um absorvedor não linear é brevemente apresentada como um trabalho futuro que já foi iniciado e demonstrou bons resultados como pode ser visto em [8].

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui