$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: UM ESTUDO SOBRE FLUXOS DE DADOS E BANCOS DE DADOS BIOLÓGICOS
Autor: CARLOS JULIANO MOURA VIANA
SERGIO LIFSCHITZ
EDWARD HERMANN HAEUSLER
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 23641
Catalogação:  06/11/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  RELATÓRIO DE PESQUISA
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Este artigo foi originalmente publicado como 4/2011.
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23641@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.DImcc.23641

Resumo:
Com o avanço nas técnicas de sequenciamento de genomas, juntamente com o surgimento de diversos repositórios de dados biológicos, técnicas computacionais tornaram-se indispensáveis ferramentas para uma melhor caracterização e compreensão dos organismos em estudo. Uma forma de analisar os genomas é comparar as suas sequências para determinar as sequências similares em relação a outros genomas estudados anteriormente. Atualizações frequentes nos repostiórios de dados biológicos deram origem ao problema da recomputação, que consistem em evitar recomparações entre as sequências dos genomas em estudo com as sequências dos repositórios, comparações essas efetuadas por ferramentas como o blast. Este trabalho apresenta o problema relacionando-o a fluxos de dados, visualizando as frequentes atualizações como um fluxo de dados biológicos, e abordando algumas técnicas em data streams que podem ser utilizadas para tratar os problemas relacionados a essas recomparações.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui