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Título: TRABALHADOR SOB MEDIDA?: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DE UMA REVISTA DE NEGÓCIOS SOBRE COMPETÊNCIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO ALMEIDA DE CARVALHO SILVA

Colaborador(es):  ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - Orientador
Número do Conteúdo: 23606
Catalogação:  29/10/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23606@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23606@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23606

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é investigar o discurso de uma popular revista de negócios no Brasil – Você S. A. – sobre as competências necessárias para o ingresso, manutenção e ascensão dos indivíduos no mundo corporativo. Para alcançar esse objetivo, foi possível problematizar as relações de poder e de dominação presentes no atual cenário de precarização das relações de trabalho, onde os indivíduos precisam, cada vez mais, se submeter aos critérios de qualificação impostos pelo mercado. Assume-se na pesquisa, que servindo como mediador entre esses profissionais e as empresas, as mídias de negócio procuram divulgar as competências que o mercado demanda e, de forma prescritiva e instrumental, oferecer dicas e conselhos com o intuito de desenvolver tais habilidades. Tendo em vista este papel preponderante, buscou-se compreender também as diretrizes ideológicas que norteiam este discurso. Para fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura sobre competências, mercado de trabalho contemporâneo, mídia de negócios, discurso, ideologia e poder. As fontes foram obtidas por meio de pesquisa documental de cunho qualitativo, que abrangeu cinco anos de publicação da revista Você S. A. perfazendo um total de 70 edições e 101 reportagens. Para identificação das competências, foram categorizados 16 objetos discursivos que compõem seis formações discursivas. O método de análise foi a Análise Crítica de Discurso. Os resultados obtidos sugerem a existência de um viés ideológico no discurso da revista - que procura submeter as competências do indivíduo às demandas do mercado, agindo como controle ideológico sobre os trabalhadores - consubstanciadas em quatro ordens de discurso.

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