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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CARTAZES DO CINEMA BRASILEIRO: IMAGEM E IMAGINÁRIO SOCIAL Autor: SIMONE ALBERTINO DA SILVA NUNEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO CIPINIUK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23586
Catalogação: 24/10/2014 Liberação: 24/10/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23586@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23586@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23586
Resumo:
Título: CARTAZES DO CINEMA BRASILEIRO: IMAGEM E IMAGINÁRIO SOCIAL Autor: SIMONE ALBERTINO DA SILVA NUNEZ
Nº do Conteudo: 23586
Catalogação: 24/10/2014 Liberação: 24/10/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23586@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23586@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23586
Resumo:
A pesquisa Cartazes do cinema brasileiro: imagem e imaginário social reflete sobre o universo imagético contido nos cartazes do cinema brasileiro, e tenta identificar imagens de referência ou recorrentes (ícones) que teriam contribuído para a construção do imaginário social sobre o país no cinema nacional, procurando identificar as origens da identidade social brasileira, como seria formado o imaginário nacional e se ele poderia ser representado por imagens dos cartazes de cinema brasileiros. A reflexão se desenvolve, principalmente, a partir das relações entre sociedade e cultura, o campo da arte e seus sistemas de produção. Tais relações colocam em evidência o fato de que as representações são construídas através da história social, a partir de configurações simbólicas que definem a sua forma final e a partir de conceitos pré-estabelecidos – as convenções –, que promovem facilidade de reconhecimento para quem observa, e
faz com que os produtores de imagem possam ter certo controle sobre o seu uso. A existência de uma cultura visual evidencia as práticas culturais dentro da sociedade, enquanto a indústria cultural utiliza as convenções para formar um conjunto de imagens que acaba por definir o universo visual moderno, permitindo perceber quando uma imagem tenta fugir de um padrão instituído. A tese desta pesquisa se configura sobre um caminho que tenta delimitar teoricamente o que constituiria a identidade social brasileira, em relação aos tipos de representação do brasileiro e do país; sobre pensamentos acerca da indústria do cinema nacional e seus mecanismos de distribuição e divulgação, que determinam, entre outros fatores, o design dos cartazes e também os tipos de representação da imagem; e finalmente, sobre as representações sociais e imagens dos cartazes de cinema pertencentes aos filmes nacionais. Fazendo parte de um universo onde as representações se baseiam no imaginário estrangeiro dos filmes, o cinema brasileiro se encontra encerrado entre uma prática que procura imitar as produções internacionais e seus padrões de imagem, ou buscar elementos da cultura brasileira para tentar construir um imaginário próprio, reforçando mitos e reafirmando a cultura nacional. O cartaz de cinema brasileiro se encontra no mesmo paradoxo: repetir os padrões gráficos consolidados pela indústria cinematográfica internacional e impostos pelas distribuidoras estrangeiras, ou buscar um padrão gráfico que possa ser considerado nacional.