$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CRISTOLÂNDIA: REPRESENTATIONS AND UTOPIAS IN THE (RE)PRODUCTION AND (RE)APPROPRIATION OF URBAN SPACE
Autor: FELIPE RANGEL TAVARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 23553
Catalogação:  20/10/2014 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23553@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23553@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23553

Resumo:
Rio de Janeiro city is under a space production process cheapened resulted by other two process understood as space metropolization’s facets: the marketfication and the militarization. One expression of such trivialization of space is noted thru Cracolândias, as the crack scene are popularly known. Cracolândia is one representation that hide and mask the space contradiction, one facet of trivialized urbanization. On the other hand all this movement raises the contestation and transgression, protest. In this meaning, from what Harvey calls free flow of imagination, objectify to search ways of framing alternatives and possibilities front of these everyday life and programed by world merchandise. From space of representations that is Cristolândia, we noted the spaces practices of missionaries as a fight for reappropriation of urban space by their utopia space, built over one base formed by values as justice, liberation and compassion. This struggle is noticed as one among many other. The research guiding principle is to open the alternatives and possibilities, seek cracks to overcome the actual state of affairs. If the representation of Cristolândia challenges the representation of cracolândia and pursuit to turn it, we believe that is possible to transform the entire space, the entire city. It is a utopian project, but without utopia there is no action. Therefore, utopia is an urgency needed for revolution.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui