INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DO CÓRREGO AO RIO, O PERCURSO DE QUEM LÊ E ESCREVE NO CHÃO DE SUA TERRA A PRÓPRIA HISTÓRIA E A DE SUA GENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA DE LOURDES SOUZA

Colaborador(es):  ROSANA KOHL BINES - Orientador
Catalogação:  06/10/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23525@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23525@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23525

Resumo:
O propósito desta dissertação é narrar a trajetória cultural de uma leitora e sua comunidade de nascimento, o Córrego dos Januários, área rural do município de Inhapim, leste de MG, bem como produzir um relato reflexivo sobre as ações desenvolvidas no Clubinho de Leitura, projeto de formação de leitores realizado por voluntários, que existe desde 2003. O primeiro capítulo aborda a tradição dos contadores de histórias, um passeio pelos campos da infância, apresentando alguns contadores e algumas histórias de tradição oral recolhidas junto a moradores da comunidade do Córrego dos Januários, ao longo dessa pesquisa. O segundo capítulo refaz a trajetória cultural de Maria de Lourdes, autora desta dissertação, entremeada com a história de transformação do povoado onde nasceu, sua gente, sua terra. O terceiro capítulo trata das atividades realizadas pelo Clubinho de Leitura e sua repercussão na comunidade. O quarto capítulo traz o relato da pesquisa realizada durante o mestrado-sanduiche na Facultad de Humanidades y Artes - Universidad Nacional de Rosário (UNR), na cidade de Rosário/Argentina, apresentando alguns projetos de promoção de leitura com os quais a pesquisadora teve maior aproximação. O último capítulo propõe uma reflexão sobre questões sociais e processos de transformação e aprendizado com os olhos no futuro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui