$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RELAÇÕES CONJUNTIVAS CAUSAIS EM PERSPECTIVA PSICOLINGUÍSTICA: PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO, LEITURA E ENSINO
Autor: LUIZ EDUARDO CARDOSO CALDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23446
Catalogação:  11/09/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23446@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23446@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23446

Resumo:
Com base no conceito de conjunção de Halliday e Hasan, esta pesquisa de caráter psicolinguístico busca verificar o processamento de relações conjuntivas causais internas e externas, bem como o papel dos conectivos nesse processamento. Para isso, primeiro foi feita uma atividade exploratória de produção textual junto a alunos de sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental, para verificar se nessa faixa de escolaridade eles já utilizam relações conjuntivas causais internas e externas, e se as realizam léxico-gramaticalmente por meio de conectivos. Confirmado o uso dessas relações, foram realizados testes de compreensão leitora off-line e teste cloze em turmas do oitavo e nono do Ensino Fundamental, respectivamente. O resultado da análise estatística dos dados indicou que as relações conjuntivas causais sob investigação apresentam custos de processamento distintos. Nos testes de compreensão, em que a tarefa do participante consistiu na verificação de afirmativas relativas ao conteúdo depreendido do texto, as relações conjuntivas causais externas foram mais facilmente processadas. No teste cloze, em que o estabelecimento de relações entre orações é feito pelo aluno e, nesse sentido, mais dependente de seu conhecimento extralinguístico e do tipo de conectivo que pode expressar adequadamente tais vínculos semânticos, as relações externas parecem ter trazido mais custo para o processamento do que as internas. No caso das internas, além da identificação do caráter argumentativo do texto, pistas de ordem linguística, tais como emprego de recursos modalizadores, em especial de adjetivos, e tempo/modo verbal, podem ter facilitado o reconhecimento do tipo de relação (independentemente de ter-se efetuado uma compreensão mais efetiva do texto). Em relação à presença ou ausência de conectivo, não foi verificado efeito principal dessa variável em nenhum dos experimentos, o que pode, em princípio, ser relacionado à força da relação causal entre as orações, que, mesmo na ausência do conectivo, é possível ser recuperada pelo aluno nos textos utilizados. Este trabalho representa uma contribuição para a questão da leitura em sala de aula, particularmente no que tange à compreensão de textos de natureza argumentativa, em que as relações conjuntivas causais internas e externas comparecem substancialmente, e devem, portanto, ser mais bem abordadas nas aulas de todas as disciplinas, trabalhando-se uma interpretação que vá além da superfície textual.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui