$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: JUNIOR ENTERPRISE AT PUC-RIO: A COMMUNITY OF PRACTICE?
Autor: ISABELA ACHKAR DE MENDONCA PINTO FARAH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 23388
Catalogação:  28/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23388@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23388@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23388

Resumo:
Our society conceives the learning process, in general, through two distinct modes: the cognitive perspective considers that learning is done in the mind of the individuals; the social perspective of learning considers that the process of knowledge results from social practices, through an active participation of individuals – it is in this perspective that is situated the concept of Communities of Practice (LAVE; WENGER, 1991). From the interest in researching the process of learning in Communities of Practice, the organizational environment in which the Junior Enterprise is situated seemed an adequate space for this research. Based on French experience, Junior Enterprise are managed exclusively by graduate students, who, working on the elaboration and execution of projects for small and medium companies, ha the opportunity to develop themselves in a personal as well as in a professional level, in an independent way, but still under teacher’s orientation. To reach the proposed goal, it was done a qualitative research, based in a case study, in which data was collected through interviews with thirteen members of the Junior Enterprise PUC-Rio, in the months of November and December 2013. The content’s analysis of the interviews resulted in five categories of analysis: Legitimated Access to Practices; Organizational Ambience; Mutual Engagement; Joint Enterprise and Shared Repertoire. As a conclusion, this work suggests, based on the perception of the interviewed members, that the JC PUC-Rio is a Community of Practice, as all indicators of formation proposed by Wenger (1998) were identified in the research.

Descrição Arquivo
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS  PDF
CHAPTER 1  PDF
CHAPTER 2  PDF
CHAPTER 3  PDF
CHAPTER 4  PDF
CHAPTER 5  PDF
CHAPTER 6  PDF
REFERENCES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui