INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: EMPRESA JUNIOR DA PUC-RIO: UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA?
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ISABELA ACHKAR DE MENDONCA PINTO FARAH

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 23388
Catalogação:  28/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23388@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23388@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23388

Resumo:
Nossa sociedade concebe o processo de aprendizagem, em linhas gerais, através de dois modos: a perspectiva cognitiva considera que o aprendizado se dá na mente dos indivíduos, isoladamente, como na leitura e assimilação de certos livros; a perspectiva social da aprendizagem considera que o processo do conhecimento resulta de práticas sociais, por meio de uma ativa participação dos indivíduos – é nesta perspectiva em que está situado o conceito de Comunidades de Prática (LAVE; WENGER, 1991). A partir do interesse em pesquisar o processo de aprendizagem em Comunidades de Prática, o ambiente organizacional em que se situa a Empresa Júnior pareceu um espaço adequado para esta pesquisa. Baseada na experiência francesa, as Empresas Juniores são geridas exclusivamente por alunos de graduação, que, atuando na elaboração e execução de projetos para pequenas e médias empresas, têm a oportunidade de desenvolver-se tanto pessoal quanto profissionalmente, de forma independente, mas ainda sob a orientação de professores. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base em estudo de caso, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas com treze membros da Empresa Júnior PUC-Rio, nos meses de novembro a dezembro de 2013. A análise do conteúdo das entrevistas resultou em cinco categorias de análise: Acesso Legitimado às Práticas; Ambiência Organizacional; Engajamento Mútuo; Empreendimento Comum e Repertório Compartilhado. Como conclusão, este trabalho sugere, com base na percepção dos membros entrevistados, que a EJ PUC-Rio seja uma Comunidade de Prática, tendo em vista que todos os indicadores de formação propostos por Wenger (1998) foram identificados na pesquisa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui