INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A ECONOMICIDADE DOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO: UMA ANÁLISE PARA O VAREJO BRASILEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELIZABETH FREITAS RODRIGUES

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Catalogação:  19/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23356@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23356@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23356

Resumo:
As grandes redes do varejo revolucionaram seus sistemas logísticos posicionando Centros de Distribuição – CDs – perto aos grandes centros urbanos. Esta estratégia possibilitaria mantê-los próximos aos pontos de venda para um rápido ressuprimento, por proporcionar condições favoráveis para lidarem mais facilmente com os problemas de tráfego crescente, que restringem o acesso dos grandes caminhões aos centros urbanos e, além disso, associado a um amplo espectro de motivos, visava à otimização dos processos logísticos. O presente estudo tem como objetivo mensurar os benefícios econômicos resultantes desta nova estratégia logística implementada por organizações de varejo na adoção de Centros de Distribuição. Estes ganhos estão relacionados com os seguintes fatores: (i) redução nos custos de transporte originados dos fornecedores, (ii) redução de custos operacionais e de estoque, (iii) liberação de espaço nobre nas lojas para a exposição de mercadorias e estacionamento, (iv) redução de mão de obra devido à centralização dos controles dos produtos recebidos, e (v) redução da incidência da falta de produto. Por outro lado, a cadeia de varejo internaliza alguns custos relativos à operação do Centro de Distribuição, como os custos operacionais do CD e os de transporte de mercadorias deste às lojas. Este estudo qualifica esses fatores apoiando-se em literatura científica e quantifica esses custos de maneira empírica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui