INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESEMPENHO DOS MODELOS APT E CAPM NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA SANTOS BRANDAO

Colaborador(es):  CARLOS PATRICIO SAMANEZ - Orientador
Catalogação:  18/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23347@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23347@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23347

Resumo:
A intenção do presente estudo é avaliar o desempenho do mercado acionário brasileiro, no período pós-estabilização econômica, através da utilização dos modelos financeiros APT e CAPM a fim de verificar qual deles é melhor capaz de retratar o desempenho das ações. O modelo CAPM foi comparado a dois modelos APT distintos: o Modelo de Três Fatores de Fama e French, e o Modelo APT Unificado ao CAPM proposto por John Wei, onde foram utilizados fatores macroeconômicos além do fator de mercado. Em todos os modelos o prêmio de risco se mostrou relevante. O Modelo de Três Fatores apresentou melhor capacidade explicativa em relação ao CAPM. Todavia, este modelo apresentou uma anomalia do mercado brasileiro, tendo as empresas de pequeno porte apresentado retornos menores que as empresas grandes. A utilização deste modelo implicaria na crença que esta anomalia irá perdurar no futuro. No modelo APT Unificado ao CAPM não foi possível rejeitar a hipótese da inexistêcia de prêmio de risco de todos fatores simultaneamente. Além disso, o ganho de poder explicativo do modelo quando comparado ao CAPM foi insignificante.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui