INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GESTALT-TERAPIA HERANÇA EM RE - VISTA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Autor(es): PATRICIA WALLERSTEIN GOMES

Colaborador(es):  HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO - Orientador
MARIGIA ANA DE MOURA VIANA - Coorientador
Número do Conteúdo: 2332
Catalogação:  26/02/2002 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2332@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2332@2

Resumo:
Este trabalho investiga e discute as possíveis razões que levaram a Gestalt-terapia a ter a imagem de uma abordagem frágil, sem consistência teórica e, portanto, mais fácil de ser exercida, vez que não exigiria do profissional uma capacitação teórica ou a necessidade de estudos mais aprofundados. A autora, definindo-se como herdeira desta abordagem, resgata sua origem e concepção, apontando a importância dos pais, Fritz e Laura Perls, considerando suas crenças, mitos e valores pessoais e a influência, direta ou indireta, destes nos seus legados. Tal busca, referendada e constituída junto ao contexto da época da criação da Gestalt-terapia, objetiva compreender o cenário social e cultural e suas respectivas exigências, com vistas a inserí-la e aos seus conceitos num panorama maior que lhes conceda sentido. A pesquisa contou com entrevistas de três gestalt- terapeutas brasileiros da atualidade, considerados também herdeiros, e, por esta referência, irmãos da autora. Seus depoimentos foram registrados, tendo-se o intuito de, com esse diálogo, observar a compreensão que têm da Gestalt-terapia enquanto corpo teórico, como também suas percepções sobre as possíveis causas para a mal-dição desta abordagem, qual seja sua carência de fundamentação teórica. O estudo aponta ser necessário à formação do gestalt- terapeuta um referencial teórico-prático que revele e considere as influências sofridas pela abordagem, e explicite os construtos e conceitos por ela utilizados. É ainda de fundamental importância que se faça a distinção do que é a Gestalt-terapia daquilo que se constitui como o jeito de ser do seu pai, Fritz Perls.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui