INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ADAPTAÇÃO DA REDE DO PDTU PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA VERSÃO ACADÊMICA DO SOFTWARE EMME
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CRISTOVAO BENTES GESUALDO
ELIENAI DA SILVA FIGUEIREDO

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Número do Conteúdo: 23329
Catalogação:  14/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23329@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23329

Resumo:
O governo do estado do Rio de Janeiro está desenvolvendo um plano estratégico de transportes para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ): o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) 2013. O principal instrumento de análise é o software EMME desenvolvido pela INRO, do Canadá. O software tem várias versões que tem capacidades diferentes de tamanho da rede de transportes. A versão acadêmica disponível no Departamento de Industrial da PUC-Rio tem limitações quanto ao tamanho da rede. A principal motivação para a criação deste trabalho foi desenvolver uma metodologia que nos permitisse adaptar a rede do PDTU, usando como entrada de dados a rede completa da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e as demandas a serem alocadas na rede, para realizar um planejamento estratégico com a versão acadêmica do software EMME. Para este fim, não é necessário o nível de detalhamento que a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro desenvolveu no estudo realizado na confecção do PDTU. A metodologia proposta consiste em adaptar a base de dados do PDTU, mantendo um nível de precisão coerente com o necessário para estudos na versão acadêmica do EMME. Para isso usou-se ferramentas como o Excel, o TransCAD, o OpenJUMP e o Bloco de Notas. A primeira etapa foi à redução do número de zonas, seguida da redução combinada de nós e links. Após a redução, descrevemos o procedimento de criação de um projeto, carregamento das bases de dados, e ajustes na rede no EMME. Os resultados alcançados, documentados neste texto, foram o aprendizado de manipulação de dados no EMME e em diversos softwares voltados para mapeamento e planejamento de transportes urbanos e a redução da base do PDTU para o tamanho idealizado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui