$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PREVISÃO DE DEMANDA EM EMPRESA DO SETOR DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CLARA IUSTEN PROHMANN
LUIZA MENDONCA DE ANDRADE

Colaborador(es):  ROBERTO CINTRA MARTINS - Orientador
Número do Conteúdo: 23324
Catalogação:  13/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23324@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23324

Resumo:
O interesse pelo estudo dos modelos de previsão de demanda de séries temporais surgiu da necessidade de implantar em uma empresa do setor de material de construção uma ferramenta que melhorasse a política de pedidos a fornecedores e consequentemente a gestão de estoque. Foi adotada uma estratégia de aplicação dos métodos em: 1. famílias de produtos (madeira, telha e esquadria); 2. itens presentes em cada família (maçaranduba, telha branca e porta lisa angelim). Tais itens e famílias foram escolhidos por possuírem importância considerável no faturamento da empresa. A partir de dados históricos de vendas, foram aplicados quatro modelos de previsão de demanda: média móvel, suavização exponencial simples, suavização exponencial de séries com tendência (modelo de Holt) e suavização de séries com tendência e com variações de estação (Winter). A princípio, o modelo de média móvel foi aplicado variando quatro vezes seu parâmetro e os outros três foram aplicados com apenas uma combinação de parâmetros, aqueles sugeridos por S. Chopra e P.Meindl. Em um segundo momento, para porta lisa angelim e telha branca, o modelo de Winter foi aplicado fazendo seus três parâmetros assumirem, cada um, nove valores diferentes. Para escolher o melhor modelo para cada família e para cada item, foi feita uma análise de erros. As medidas de erros utilizadas para isto foram: erro absoluto médio percentual (EAMP), desvio absoluto médio (DAM), desvio padrão amostral segundo Chopra e P.Meindl (DP1), desvio padrão amostral segundo a Inferência Estatística (DP2), pior razão desvio padrão sobre previsão, uma espécie de coeficiente de variação pessimista (Pior DP/F), mínima razão de viés (MínTS) e máxima razão de viés (MáxTS). Para selecionar o modelo mais adequado, foi analisado se a MínTS e MáxTS estavam entre menos 6 e mais 6. Em seguida, o modelo com menor EAMP foi selecionado. Em caso de valores de EAMP muito próximos, o critério de desempate foi a menor DP/F. Mediante essas análises, foi possível sugerir o modelo mais adequado para cada item e cada família, com seus respectivos indicadores de performance. Por fim, nas conclusões, foram apontadas sugestões de caráter teórico e prático para estudos futuros, bem como para aplicações reais na empresa em pauta.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui