$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: E TEVE COMPAIXÃO DELES (MC 6,34): A NOVIDADE DA CARACTERIZAÇÃO DE JESUS COMO MESSIAS COMPASSIVO EM MC
Autor: HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 23292
Catalogação:  08/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TEXTO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23292@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23292@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.23292

Resumo:
O Segundo Evangelho tem como escopo principal responder o problema da identidade de Jesus. Seus ensinamentos e milagres visam revelar sua pessoa enquanto Messias. Contudo, em certos momentos da narrativa, esse objetivo é ainda mais evidente. É o que se depreende da chamada seção dos pães (6,6b—8,30). O tipo de Cristo que Marcos apresenta é aquele que se deixa atingir pelos sofrimentos alheios, que experimenta os dramas dos mais necessitados. Diferentemente das expectativas judaicas que ansiavam por um Messias poderoso, Mc retrata um Ungido que se sente, de certa, forma, atraído pelas mazelas humanas. O artigo faz uma análise do verbo no contexto das duas multiplicações dos pães. O vocábulo, longe de ser uma caracterização meramente afetiva de Jesus, oferece pistas para a compreensão do destino do Filho do Homem na segunda parte do evangelho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui