INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE SUÍTES DE TESTE DA INTERFACE COM USUÁRIO A PARTIR DE CASOS DE USO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDUARDO DE OLIVEIRA FERREIRA

Colaborador(es):  ARNDT VON STAA - Orientador
Número do Conteúdo: 23277
Catalogação:  06/08/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23277@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23277@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23277

Resumo:
Espera-se que o desenvolvimento de suítes de teste a partir de modelos possa contribuir substancialmente para a redução do esforço humano e aumentar a eficácia dos testes gerados. Entende-se por eficácia (ideal) dos testes o percentual de defeitos existentes encontrados a partir desses testes. Uma grande parte dessas técnicas baseia-se em máquinas de estado e quase sempre estão voltadas para o teste de funcionalidade. Entretanto, existe a necessidade de se poder testar sistemas altamente interativos, tais como smartphones e tablets, a partir de uma descrição de sua interface humano-computador. O objetivo da dissertação é efetuar uma primeira avaliação de uma técnica voltada para a geração de suítes de teste visando o teste de interfaces gráficas. Para tal,desenvolvemos e avaliamos a eficácia de uma ferramenta, chamada Easy, que utiliza casos de uso tabulares e máquina de estados para a geração automática da suíte de testes. Os casos de uso são descritos em linguagem natural restrita. A partir dessa descrição, a ferramenta constrói uma máquina de estado e, a seguir, a utiliza para gerar cenários. Por construção os cenários estarão em conformidade com os casos de uso. Cada cenário corresponde a um caso de teste. Os cenários são apresentados ao usuário em linguagem natural restrita, permitindo a visualização destes antes da geração dos scripts finais de testes. Os scripts gerados são destinados a uma ferramenta de execução automatizada voltada para o teste de interfaces gráficas. Neste trabalho, utilizou-se a ferramenta UI Automation, responsável pela execução de testes em aplicações destinadas ao iOS, sistema operacional de iPhone, iPad e iPod Touch. A eficácia do processo foi avaliada em uma aplicação real, disponível na loja virtual de aplicativos App Store. Além disso, foram realizados testes de IHC afim de avaliar a influência no custo da produção da suíte de teste.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui