$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DIMENSIONAMENTO DE CABOS DE SUPORTE E DE TRACIONAMETO PARA TELEFÉRICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE VAZ DE MELO HERRIGES

Colaborador(es):  JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador
Número do Conteúdo: 23217
Catalogação:  16/07/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23217@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23217@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23217

Resumo:
Os sistemas de transporte são de extrema importância para o desenvolvimento de uma sociedade. Estes equipamentos são capazes de transportar diversos tipos de materiais, alimentos e pessoas para quaisquer lugares no planeta Terra, até mesmo para os lugares mais pitorescos e perigosos, que nunca antes teria se pensado ser capaz de alcançar. Os teleféricos, uma ramificação destes sistemas, é utilizado em áreas onde grandes vãos de terra precisam ser atravessados sem que haja a necessidade de percorrer toda a extensão do vale a ser transposto. Estes equipamentos apresentam uma construção geral simples, como o seu funcionamento. Basicamente, o conjunto é composto por cabos de aço, que são esticados de uma ponta até a outra de uma vale – sendo estes os responsáveis pelo suporte e tracionamento dos transportadores -; as gôndolas, principais elementos de todo o conjunto, visto que toda a carga é alocada no seu interior; torres de suportação dos cabos; contra pesos - para manter a tensão dos cabos, necessário ao bom funcionamento do equipamento; e finalmente, mas não menos importante, os motores responsáveis por movimentar as caçambas pelos cabos de aço de suporte. Devido à complexidade do desenvolvimento de todos os componentes que envolvem a operação de um teleférico, este trabalho foca exclusivamente no dimensionamento dos cabos de aços responsáveis por dar suporte e movimento ao arranjo. Nas próximas páginas deste manuscrito, serão explicados como os cálculos de dimensionamento são realizados, levando-se em consideração a distância e elevação dos pontos os quais se deseja interligar, o peso e a frequência com que se quer transportar o material (ou pessoas) de uma ponta à outra, além disto, foram considerados os fatores exteriores como vento, gelo e dilatação térmica. Elementos importantes que, se negligenciados, poderão arruinar todo projeto. Finalmente, uma vez concluída toda a apresentação teórica, todo o estudo fora colocado à prova. Através de dados de um sistema já em operação na França, cálculos foram realizados com as informações mínimas de projeto para verificar se os diâmetros dos cabos e suas deflexões são equivalentes e quais as variações apresentadas pelos modelos matemáticos desenvolvidos neste trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui