$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: APERFEIÇOAMENTO DE TÉCNICA NÃO INVASIVA DE MEDIÇÃO DE VAZÃO BASEADA NO FENÔMENO FIV (FLOW INDUCED VIBRATION)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FREDERICO LIMA AQUINO DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 23216
Catalogação:  16/07/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23216@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23216

Resumo:
Esse projeto de graduação tem como objetivo aprimorar o processamento de sinais oriundos de medições de acelerômetros piezoelétricos utilizando a técnica FIV (Flow Induced Vibration). O aprimoramento foi feito em duas partes, a primeira consistindo em otimizar o tempo de medição da técnica experimental. Na dissertação de mestrado em Metrologia da aluna Khrissy Aracélly Reis Medeiros, utilizou-se um tempo de medição de 26 segundos, que prejudica o emprego da técnica em situações práticas. Assim, buscou-se identificar o menor tempo de medição possível, que ainda permita uma estimativa com a qualidade desejada. A segunda parte do aprimoramento foi a utilização de regressão por partes para encontrar uma maior precisão na estimativa da vazão a partir do desvio padrão medido pelos acelerômetros piezoelétricos dispostos no duto. O trabalho original da aluna Khrissy Medeiros empregou uma regressão quadrática em toda a faixa de medição, mas o fenômeno pode variar de comportamento de acordo com o nível de vazão. Neste projeto apresenta-se, também, uma breve descrição da técnica FIV, que é razoavelmente nova na área de medição de vazão, havendo ainda poucas pesquisas sobre o assunto. Também são apresentadas algumas de suas possíveis vantagens em relação aos medidores de vazão já existentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui