$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: MEDIÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS BÁSICAS DE MATERIAIS COMPOSTOS UTILIZANDO A TÉCNICA DIC
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RENATO BICHARA VIEIRA

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
LEONARDO DANTAS RODRIGUES - Coorientador
Número do Conteúdo: 23212
Catalogação:  15/07/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23212@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23212@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23212

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo a análise da eficácia da técnica Digital Image Correlation (DIC) no levantamento de propriedades mecânicas elásticas de materiais compósitos. Para tanto, foram realizados testes de tração em corpos de prova de material composto de fibra de vidro e matriz epóxi, que usaram a técnica DIC, além de strain gauges colados nos espécimes, na determinação das deformações existentes ao longo do carregamento. Então, foram realizados cálculos para a determinação do módulo de elasticidade na direção principal (E1), do módulo de elasticidade na direção secundária (E2), do coeficiente de Poisson (ν12) e do módulo de cisalhamento (G12) do material. O procedimento de cálculo utilizado é comprovado através de uma revisão da teoria da relação entre tensão e deformação e de uma simulação pelo método dos elementos finitos de corpos de provas similares compostos de materiais similares. Os resultados obtidos foram bons, apresentando uma boa correlação entre as duas técnicas de medição de deformações, além de uma boa compatibilidade com os resultados esperados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui