$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE DE TENSÕES EM UM DUTO CURVADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAISSA PORTELA SAATKAMP

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
LEONARDO DANTAS RODRIGUES - Coorientador
Número do Conteúdo: 23197
Catalogação:  10/07/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23197@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23197@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23197

Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar as tensões atuantes em um tubo curvado submetido à pressão interna, comparando resultados obtidos através de soluções analíticas, simulações numéricas utilizando o método dos elementos finitos e resultados de ensaios reais em um tubo API 5L X70 fornecido pela Protubo. Tal tubo foi fabricado pelo processo SAWL com diâmetro nominal 609,6 mm, espessura nominal de 24,61 mm, curvado a quente pelo processo de indução magnética de alta frequência tendo um ângulo de curvatura 32 graus e raio de curvatura de 9.902 mm. Devido a problemas logísticos da empresa, ainda não foi possível a realização dos ensaios experimentais para comparação com os resultados esperados pelas soluções analíticas e da simulação numérica. Os testes serão realizados em breve e seus resultados poderão ser utilizados em trabalhos futuros. A análise de tensões foi feita apenas no regime elástico, considerando que após a instalação do duto, os carregamentos de pressão interna durante o transporte de produtos não ultrapassam este limite. As soluções analíticas desenvolvidas neste trabalho foram feitas a partir de três diferentes métodos, para o caso de um tubo tamponado e o caso de um tubo sem tampos. Os resultados foram comparados com os a simulação de modelos de elementos finitos no programa ANSYS. As duas metodologias mostraram concordâncias satisfatórias, tanto para o caso do tubo tamponado quanto para o tubo sem tampos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui