$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: REPÚBLICA DO PARAGUAI: A PÁTRIA DO MARECHAL DESTRUÍDA PELO CONSENSO LIBERAL-CIVILIZADOR
Autor: JUNIOR IVAN BOURSCHEID
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 23175
Catalogação:  01/07/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23175@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CadRI.23175

Resumo:
O presente trabalho busca debater as lutas populares paraguaias em um momento histórico decisivo, contra um consenso internacionalmente apoiado, que imprimirá estruturas políticas, sociais e econômicas propensas à garantia dos interesses das potências (a hegemônica e a regional) na realidade paraguaia. Por meio do aporte teórico marxista – determinantemente das Relações Internacionais – intenta-se caracterizar a forma como estava organizado o governo paraguaio durante a República francista e lopista (1814-1870), observando em sua matriz social uma aproximação do socialismo utópico de Rousseau, delimitando-se como um proto-socialismo. De modo mais específico, a análise recairá sob o período comandado pelo Marechal Francisco Solano López (1862-1870), utilizando-se a categorização weberiana da legitimação do domínio político, comparando-o com os demais governos regionais, tendo na hecatombe paraguaia o exemplo empírico da ampla legitimidade desta forma de governo ante sua população. A partir da análise interna da República do Paraguai, se examinarão suas relações internacionais dentro do Sistema do Prata, apresentando seu isolacionismo, concomitante com as pretensões de manutenção da balança de poder, como fatores preponderantes para a escalada rumo ao conflito regional e sua posterior supressão por meio da Guerra da Tríplice Aliança, representando a vitória do consenso liberal-civilizador e dos interesses do Império do Brasil, da elite comercial bonaerense e dos grandes proprietários dos países da Aliança, incorporando o Paraguai à matriz produtiva agroexportadora dependente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui