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Título: ÉTICA, DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: POR UMA ÉTICA QUE NOS RE-MOVA E NOS CO-MOVA
Autor: EVA APARECIDA REZENDE DE MORAES E PAULA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 23142
Catalogação:  18/06/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23142@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.CRE.23142

Resumo:
O que é ética? Nasce conosco ou é determinada pelo meio em que vivemos? Desde muito tempo, buscamos responder a essas e outras questões afins. As respostas não são óbvias. Algumas linhas filosóficas defendem, a partir da decodificação do genoma, que possuímos um gene da ética, herdado de algum antepassado. Em 14 de janeiro de 2008, Steven Pinker, professor de Psicologia da Universidade de Harvard, escrevia um artigo no New York Times, intitulado The Moral Instinct: Evolution has endowed us with ethical impulses. Do we know what to do with them?, onde levanta a possibilidade da existência da moralidade genética; pouco antes, em 2006, primatólogos defendiam essa tese, devido à presença de moralidade humana em animais sociais; Marc D. Hauser, biólogo da Universidade de Harvard, propõe que as pessoas nascem com uma gramática moral em seus circuitos neurais, feita pela evolução; Harper Collins, também em 2006, lançava seu livro Moral Minds, onde argumenta que essa gramática gera julgamentos morais instantâneos e que são inacessíveis à mente consciente; Robert Wright, em seu livro The Animal Moral, afirma que a moralidade é uma adaptação projetada para maximizar geneticamente o auto-interesse, uma função que é inteiramente escondida da nossa experiência consciente... Assim, segundo esses autores, é preciso reconstruir a moral de baixo para cima, na esteira de Darwin3; psicólogos, sociólogos e outros, ao contrário, nos garantem que a educação ética é mais importante na formação de uma pessoa do que sua genética... Quem está com a razão?

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