$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: INFLUÊNCIA DA MASSA NA EFICIÊNCIA DE UM VEÍCULO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): IGOR SZCZERB

Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 23140
Catalogação:  17/06/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23140@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23140@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23140

Resumo:
A eficiência de um veículo a combustão interna pode ser calculada através da potência que chega nas rodas do veículo e da potência química liberada pelo combustível. Isso ocorre pois apenas uma parte da potência química consegue chegar efetivamente nas rodas para movimentar o veículo, e essa parte é definida pela sua eficiência global. A eficiência global é composta por várias outras eficiências de cada elemento por onde a potência é transmitida até chegar as rodas, como a eficiência do motor e eficiência da transmissão. O presente trabalho terá como objetivo calcular o consumo de combustível através da potência química do veículo em cada instante. Com isso, serão variados parâmetros intrínsecos do veículo como sua massa, coeficiente de arraste e coeficiente de rolamento do pneu, e calculados os consumos para cada caso. Usando os valores encontrados será feita uma análise de como cada fator influenciou na eficiência global do veículo. Para realizar os cálculos será desenvolvido um modelo que irá simular e calcular de forma rápida o consumo para cada caso. Essa simulação se baseia na teoria da dinâmica de veículos e utilizará os resultados de testes realizados no LEV (Laboratório de Engenharia Veicular) da PUC-Rio para calibrar o modelo. Para realizar as variações necessárias bastará mudar um valor no programa e imediatamente será apresentado o novo consumo, algo extremamente positivo que possibilita obter resultados de forma muito mais rápida do que se fosse fazer um novo teste. A principal característica a ser analisada é a massa do veículo e sua influência na eficiência comparado com as outras características a serem variadas. Para realizar a simulação só é necessário algumas características do veículo que são relativamente fáceis de obter e o ciclo ao qual ele será submetido.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui