$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DESEMPENHO DE VÁLVULA DE ALÍVIO MODELADA COMO SISTEMA MASSA-MOLA-AMORTECIDO EM TRANSIENTES HIDRÁULICOS DE DUTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDREW DAVID MENDES GUEDES

Colaborador(es):  ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - Orientador
Número do Conteúdo: 23087
Catalogação:  09/06/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23087@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23087@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23087

Resumo:
Atualmente, grande parte da malha dutoviária brasileira de transporte de petróleo e derivados opera com válvulas de alívio no projeto de seus sistemas de proteção. Isto significa que o correto dimensionamento e funcionamento destas válvulas são imprescindíveis para garantir a segurança dos dutos de transporte. As válvulas funcionam aliviando a pressão interna do duto, caso a mesma ultrapasse um valor definido e calibrado na válvula. Em outras palavras, a função da válvula é aliviar o duto caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. Desta forma, a válvula de alívio assegura que o duto não seja submetido a pressões superiores às pressões de projeto, o que poderia levar a uma falha mecânica do duto e um possível vazamento do produto transportado para o meio ambiente. Este trabalho apresenta um estudo do desempenho de válvulas de alívio de mola para evitar altas pressões, geradas em transientes hidráulicos devido à redução repentina de vazão, ou seja, cenários acidentais de fechamento de válvula de bloqueio a montante do tanque de recebimento do produto transportado na tubulação. O escoamento é determinado utilizando o método das características. Por este método pode-se modelar o escoamento através do duto na presença de válvula de alívio e válvula de bloqueio. A modelagem do comportamento dinâmico da válvula de alívio foi realizada utilizando a formulação clássica de sistema massa-mola-amortecedor. O modelo desenvolvido foi validado utilizando dados experimentais disponíveis, obtidos no Departamento de Engenharia Mecânica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui