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Título: DESEMPENHO DE VÁLVULA DE ALÍVIO MODELADA COMO SISTEMA MASSA-MOLA-AMORTECIDO EM TRANSIENTES HIDRÁULICOS DE DUTOS
Autor: ANDREW DAVID MENDES GUEDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA OURIVIO NIECKELE - ORIENTADOR
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 23087
Catalogação:  09/06/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23087&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23087&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23087

Resumo:
Atualmente, grande parte da malha dutoviária brasileira de transporte de petróleo e derivados opera com válvulas de alívio no projeto de seus sistemas de proteção. Isto significa que o correto dimensionamento e funcionamento destas válvulas são imprescindíveis para garantir a segurança dos dutos de transporte. As válvulas funcionam aliviando a pressão interna do duto, caso a mesma ultrapasse um valor definido e calibrado na válvula. Em outras palavras, a função da válvula é aliviar o duto caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. Desta forma, a válvula de alívio assegura que o duto não seja submetido a pressões superiores às pressões de projeto, o que poderia levar a uma falha mecânica do duto e um possível vazamento do produto transportado para o meio ambiente. Este trabalho apresenta um estudo do desempenho de válvulas de alívio de mola para evitar altas pressões, geradas em transientes hidráulicos devido à redução repentina de vazão, ou seja, cenários acidentais de fechamento de válvula de bloqueio a montante do tanque de recebimento do produto transportado na tubulação. O escoamento é determinado utilizando o método das características. Por este método pode-se modelar o escoamento através do duto na presença de válvula de alívio e válvula de bloqueio. A modelagem do comportamento dinâmico da válvula de alívio foi realizada utilizando a formulação clássica de sistema massa-mola-amortecedor. O modelo desenvolvido foi validado utilizando dados experimentais disponíveis, obtidos no Departamento de Engenharia Mecânica.

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